13 de abr. de 2016

Projeto # 12 Meses 12 Coisas - Abril - 12 Fotografias


 E vamos a  mais um post do projeto #12meses12coisas do blog Lemao Doce

12 FotOGRAFIAS

como não tenho 12 lindas fotos para postar resolvi trazer doze lindas fotografias e falar um pouco de alguns fotógrafos, que são referência desta arte, no mundo afora! Espero que gostem!!


Fotógrafos Famosos Brasileiros

Sebastião Salgado

Um dos fotógrafos mais famosos e importantes ainda vivos, o mineiro Sebastião Salgado já trabalhou para a Agencia Magnum e tem mais de dez obras publicadas. Sua obra tem documentado transformações sociais e climáticas ao redor do mundo A lista de premiações é ampla e o mestre dispensa mais presentações verbais.



Araquém de Alcântara

Nessa lista o fotógrafo florianopolitano não pode faltar. Araquém de Alcântara é um dos precursores da fotografia de natureza e um dos mais importantes fotógrafos atuantes no país. Seu trabalho é documental e voltado para o registro da natureza brasileira e das nações indígenas. As imagens de Araquém tão ricas em detalhes já lhe garantiram 32 prêmios nacionais e 3 internacionais.


Geraldo de Barros

O pintor e fotógrafo brasileiro pertenceu ao movimento concretista, foi um dos primeiros no país a se aventurar na produção experimental, na fotografia abstrata. Seu trabalho é fortemente marcado pela sempre presença as questões sociais e urbanas.


Chico Albuquerque

Iniciou sua carreira fotografando publicidade. O cearense Chico Albuquerque é um importante ícone brasileiro responsável por grande parte do desenvolvimento tecnológico da fotografia no país. Graças a ele foi importado o primeiro equipamento de flash eletrônico. Renovou a visão estética da fotografia brasileira e era um grande retratista.



German Lorca

O fotógrafo paulista deu início ao seu trabalho registrando a cidade de São Paulo, principalmente os locais que remontam a história da cidade, com fotos livres e que ressaltam um tom de estranhamento e poético. Depois disso, passou por um processo de modernização que o fez verter seu trabalho para a publicidade.





Gervásio Baptista

O fotógrafo baiano se fez conhecido por seu amplo trabalho com o fotojornalismo e foi o responsável pelo registro de alguns dos eventos mais importantes da história mundial e brasileira. Dentre os episódios registrados estão o enterro de Getúlio Vargas, episódios marcantes da ditadura militar e a fotografia oficial de Tancredo Neves. Mas selecionei outros cliques geniais aqui:



Walter Firmo

Premiado fotógrafo carioca Walter Firmo é o mestre brasileiro que selecionei pra fechar a lista. Um gênio no trato das cores e retrata nos detalhes das suas fotografias belezas da cultura brasileira. Autodidata, o fotógrafo se fez famoso por integrar a equipe inaugural da revistaRealidade. Na década de 80 foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte).




Buscar referencias é muito importante no desenvolvimento do olhar fotográfico. A pratica conduz o desenvolvimento da identidade visual em cada um, o olhar específico de cada fotógrafo. Estar sempre pesquisando e, claro, praticando transformam a sua percepção fotográfica do mundo.

Compartilhe também comigo os fotógrafos que te inspiram!

Fonte de imagens: cursodefotografias.org


4 comentários:

micheli martins disse...

Adorei o projeto,as fotos são lindas a dos pequenos é de chocar
Beijinhos
Beijinhos
/Facebook/Blog/Instagram/New Chic/

Unknown disse...

O que dizer dessa fotografia de Sebastião Salgado?
Absolutamente humana.

meumundodalua.com

Paulo Faria disse...

Gostei muito, não conhecia nenhum desses fotógrafos. Aqui em Portugal a cultura brasileira é riquíssima, mas na fotografia pouco se sabe, infelizmente :( É difícil nomear apenas um preferido, mas gostei muito e vou pesquisar mais sobre o Sebastião Salgado, gosto da temática :)

Linha Reta | Facebook | Instagram | Pinterest

Suzi Gomes disse...

Hello Sol, tbm listei no meu 3 dos que vc escolheu pq são mestres na arte de fotografar e grandes exemplos para profissionais da área, queria ter o dom de captar imagens tão belas... bjoks

Atualizações do Instagram

Topo